Agora foi, parte final, avião pelo menos, cerca de 5hs de voo, é engraçado, Keflavik, o aeroporto internacional da Islândia não opera widebodies, apenas aviões de corredor único, voo sem problemas.
Aqui já uma amostra do que existe na Islândia, cratera vulcânica e os "trincos" na ilha que fica em cima de duas placas tectônicas diferentes, o que gera uma atividade vulcânica imensa.
Dá pra ver direitinho, a cratera acima, e a rachadura embaixo.
Neste exato momento parei de fazer contas...e que fosse o que Deus quiser...hehehehehe...
Aí, a novela do carro, aluguei através de uma agência para que não houvesse problemas e foi tudo que consegui. Problemas, primeiro, aeroporto errado, paguei a taxa e consegui um carro, além de um novo seguro, mesmo tendo contratado na locação. Aí o carro tinha um barulho de coisa solta embaixo, mas a opção a ele era um da geração anterior, isso sem contar a fila, mais de 1h aguardando...no fim, peguei o branco mesmo, com barulho e que se lasque. Acho que era escapamento solto...hehehehehe...
Direto para a Blue Lagoon, parque termal, quentinho, com água salgada...caro pra burro...hehehehe...mas não havia escapatória, vir pra Islândia e não visitar algum lugar assim (este principalmente) é como se não fosse lá..
Imaginem a moleza, água quente, chope/vinho branco, silêncio (pq ninguém fala alto)...depois da maratona de voos, deu uma moleeeeeeza...
Fauna diversa, gente do mundo inteiro (menos do Brasil), eu como sou um admirador desta diversidade foi um uma diversão a parte.
Máscaras inclusas, Karen fez as 3, eu, uma só, fui pressionado...hehehehehehe...
Homi bunito...HAHAHAHAHA...
Aí vc sai, a moleza passa, afinal, a temperatura não subiu, 7°C.
Vestiário, vc chega, guarda suas coisas nos armários e depois toma banho, a partir daí é que vai para a água, existem vários pacotes, vc escolhe, vai desde apenas a entrada, até o pacote completo incluindo a estadia no hotel.
Grande parte da energia usada no país é baseada em atividade geotérmica, mas vi uma usina hidrelétrica no caminho
Aí o primeiro contato direto com a erupção do final de 2024, não foi um vulcão normal, clássico, abriu-se uma fenda de 6km no solo, a lava chegou até a estrada e até no estacionamento da Blue Lagoon (até hoje estão fazendo manutenção), na volta há atividade geotérmica até hoje, fumaça saindo da beira da estrada, a lava solidificada ainda é quente, como disse, mesmo com a baixa temperatura do ar, a superfície da lava permanece morna.
Avisos ao lado da lava e na estrada sendo explícito para que NÃO SE PARE, pq a atividade continua.
Estrada original é esta parcialmente coberta, do lado direito a nova.
Existem avisos para não subir, a lava sólida é extremamente áspera e cortante, levar um tombo aí em cima, não é uma boa idéia.
Poste de uma placa...não vimos apenas um...















































