quarta-feira, 15 de junho de 2022

21/05/2022: NATIONAL MUSEUM OF UNITED STATES AIR FORCE PARTE 1

    Dia começou com cafézinho e aí está a rua onde ficamos e a casinha do airbnb, bom, como comentei aí pra cima e para um monte de gente, hoje é o dia não negociável da viagem, qualquer coisa podia ser alterada, menos o museu nacional da USAF, risquei pelo menos uns 10 itens da minha bucket list. Dividi em 2 partes pq mesmo cortando um monte de coisas ainda tem avião demais para uma postagem só.





    Partimos, passamos nesta cidade da placa, mas tinha um povo meio amarelão, decidimos continuar para Dayton.

    Museu funciona em Dayton, Ohio, local onde os irmãos Wright nasceram e viveram e onde o Flyer (aquela geladeira que precisava de uma catapulta e trilhos para voar por uns 100m) foi desenvolvido,era tão ruim que precisaram levar para o litoral onde havia vento forte pq se tentassem na cidade natal, não voaria, mas...voaram em 1903...hehehehehe...de qualquer forma o museu abre 365 dias por ano e é gratuito, para quem gosta de aviação, é algo do outro mundo.

    Abaixo dois motores radiais, são usados até hoje, é impressionante como são estreitos.


    Taí a réplica do Flyer com catapulta e trilho, original voou apenas 4 vezes, foi derrubado pelo vento, depois foi restaurado e está no Smithsonian, no restauro o tecido foi trocado, eles guardam um pedaço do tecido original até hoje e está exposto na caixinha de vidro do lado esquerdo, na parte de baixo da foto.
    Primeiro túnel de vento, acho que era de 1908, o modelo a ser testado podia ser visto através da janelinha do lado esquerdo do tubo, é uma obra de arte em madeira.
    Abaixo o triplano do Barão Vermelho, Manfred Von Richthofen, sim, ancestral com o mesmo nome do pai daquela psicopata. Foi um ás da primeira guerra mundial. https://pt.wikipedia.org/wiki/Manfred_von_Richthofen , no link dá para entender melhor.




    Abaixo o "Memphis Belle", fortaleza voadora que realizou 25 bombardeiros dentro do território alemão e voltou voando, um dos aviões mais importantes da Segunda Guerra. Foi restaurado e agora está exposto no museu.

    B-17 Flying Fortress "Memphis Belle"


    https://en.wikipedia.org/wiki/Memphis_Belle_(aircraft)


    P-51 Mustang, um dos caças mais legais da Segunda Guerra e provavelmente o mais poderoso antes dos jatos.

Me 262 o primeiro caça a jato

https://pt.wikipedia.org/wiki/Messerschmitt_Me_262

    Este negócio aí embaixo não fez com que a Alemanha evitasse a derrota, mas adiantou como seriam as armas no futuro, primeiro míssil ar-ar da história, era lançado, controlado por um joystick por até 6.4km através de um cabo, quando "sentia" as vibrações dos motores radiais gigantes dos bombardeiros, detonava sozinho. 

    Brasil apaga seus heróis da história e é necessário vc ir no museu da maior força aérea do mundo, 8.000km de São Paulo para ver isso. Dá vergonha de ser brasileiro as vezes. Até a força aérea alemã é homenageada. Quem sabe isso mude um dia.


    Fat Man, a bomba de Hiroshima.

    A baixo, o B-29 Bockscar, o avião que bombardeou Nagasaki, o Enola Gay, de Hiroshima, está em Washington.



    Fim da primeira parte, as meninas foram para o simulador e nós continuamos  conhecendo o museu, amanhã tem a era dos jatos.


 

2 comentários:

Anônimo disse...

Legal. Eu achava que os 2 das bombas atômicas estivessem juntos.

Alessandro Z & Karen T disse...

Não, se eu não me engano foram dias subsequentes.