segunda-feira, 27 de novembro de 2023

04/11/2023: TRAIL OF 100 GIANTS

    Dia livre, hoje só estrada até chegar em Bakersfield, mas é lógico que eu tinha que inventar algo...hehehehe...uma voltinha de 211km que não seria muita coisa, se não fossem os múltiplos pepinos encontrados.

https://www.archdaily.com.br/br/01-169866/ivanpah-solar-power-facility-uma-impressionante-fazenda-solar-no-deserto-do-mojave

    Aí em cima, a usina de energia solar que é do Google e mais duas empresas de energia dos EUA, único método em que se armazena energia solar para gerar a noite, ao invés de painéis fotovoltaicos, são espelhos sincronizados que esquentam uma torre com água, a temperatura é tão alta que há geração de energia durante o período sem sol. Acrescentaram um monte de placas fotovoltaicas tb, antes de não existiam. 

https://en.wikipedia.org/wiki/Ivanpah_Solar_Power_Facility

Se a vontade era passear pelo deserto, matamos. Depois, começaram os probleminhas, primeira coisa, um desvio em estrada de cascalho, que eu achei que fosse apenas uma opção e não obrigatório, deu dó de ver o estado das montanhas da California e como ainda não se recuperaram dos incêndios florestais consecutivos dos anos anteriores.


    Mas teve uma cachoeira bonita e entramos na Floresta Nacional de Sequoia.

    Todos sabem como eu gosto destas árvores, tenho duas plantadas em casa, sempre me impressiono e sempre que tenho oportunidade tenho que dar uma olhada, não foi diferente, esta trilha não fica no Parque Nacional e sim na Floresta Nacional, não são as maiores do mundo, nem as mais velhas, mas continuam sensacionais. O interessante, é que aqui, temos acesso as árvores, no Parque, algumas são fechadas e vc não encosta.

    Certeza que em breve, também estarão restritas.


    Esta aqui caiu em 2018, em um dia normal, um turista alemão filmou e está no youtube.



    As sementes ficam neste pinha aí embaixo que é minúscula, chega a ser engraçado, isso aí, com uns 5-6cm de comprimento dar origem a uma árvore tão grande.


    Olha o beleza aí embaixo, mesmo não sendo tão antigas quanto a General Sherman e a General Grant, não há como questionar como as árvores desta trilha são grandes.



    Uma coisa diferente, são as cascas das árvores, esfarelam, se soltam, muito diferente de todas as outras que conheço. Deem uma espiada nas minhas costas, tudo isso soltou só de encostar em uma delas pra fotos.




    Devastação continua, pelo menos, a California voltou a permitir os incêndios controlados dentro da floresta, a proibição, pelo governador esquerdola de lá, foi a grande culpada pelo estrago. No meio da trilha, chegamos a ficar a poucos metros de uma destas "queimadas", solo fica limpo e impede novos problemas.


    Ao invés de entrar na estrada de cascalho, segui pelo asfalto, cheguei em um precipício, já que a estrada foi levada no maior inverno em 28 anos, este último, o pessoal está arrumando, resultado, tivemos que voltar, sem internet, ainda foi meio complicado achar o caminho para fora da floresta nacional.

    Cachorros pastores tentaram comer o carro, perus brigando no meio da estrada, podemos dizer que foi pitoresca, a estrada.

    Pregados, mas vivos, hoje não deu coragem de sair pra jantar, então pedimos uma pizza eum vinho, ficamos no hotel mesmo.

2 comentários:

Giba disse...

Rodaram todo o circuito das 100 gigantes? Deve ter sido um prego, mesmo.

Alessandro Z & Karen T disse...

A trilha é curtinha e de boas, o que cansou foi o stress após sair de lá, estrada desbarrancada, falta de placas, falta de internet, mas deu tudo certo.