segunda-feira, 16 de março de 2020

07/02/2020 PARTE 1: ACUEDUCTO RABO DE BUEY-SAN LAZARO PRA MIM A MAIOR AVENTURA/EXPERIÊNCIA DA VIAGEM.

Quando pesquisava para a viagem, achei alguns vídeos no youtube que mostravam o aqueduto de San Lázaro, tb conhecido como rabo de buey. Fiquei curioso pq o aqueduto vinha de uma represa chamada Preserpina, tb construída pelos romanos. A parte érea dele era moleza de achar, já que é uma das principais atrações da cidade (são 3 aquedutos no total), mas o fiquei curioso sobre a parte subterrânea, principalmente pq é ativo até hoje, passa água que vem da represa e vai pra cidade. Achar o local é que foi a aventura. A parte aérea foi reconstruída no século XVI d.C., a parte subterrânea é original.

 Nenhum lugar dizia como chegar no único acesso aberto a esta parte subterrânea, mas como sou teimoso E curioso, achei o livro no link abaixo que deu algumas pistas e  assisti mais vídeos de gente acessando o lugar.

http://www.merida.es/descargas/medioambiente/guia-caminos-del-agua-romana.pdf

 Com isso, inseri no Google Earth o caminho que eu achava que acompanhando eu acharia a entrada, mapinha tá aí em cima, fui até a parte principal do aqueduto na cidade, abri o GE e acompanhamos a linha vermelha que tinha colocado lá...


 Saímos da cidade por uma estrada de cascalho, atravessamos rodovia, baita quebrada...hehehehe..até a zona rural e...

 Achamos!!!! Karen ficou no carro pra correr atrás da Polícia/ambulância, peguei os 2 celulares pra iluminar o túnel e desci a caminho do buraco.

 Olha lá...

 O mais legal, NINGUÉM, sozinhos explorando um aqueduto de 2000 anos que funciona até hoje, pra mim, é sensacional.


 Careca é a mãe!!!! Desci cerca de 2m pelas paredes do acesso, há um túnel.

 Sai até fumacinha...hehehehehe...

 Apenas um acesso é aberto, todos os outros estão com a pedra em cima, não dá pra entrar, mas existem acesso a cada 50-100m aproximadamente.

 Túnel de alvenaria, com teto em arco, sensacional, não é um buraco, é um acesso mesmo, com escada e tudo mais.

 E a água tá lá, corrente e limpa, direto da represa.


 Só isso valeu a viagem.



Nenhum comentário: