Passei nas 3 cidades de onde os Zambons vieram, nada de paisagens fantásticas, mas região rica, agricultura forte e pertinho de Veneza e Treviso.
Imagino a família aqui, há mais de 110 anos. É até um pouco estranho. Fato que se não tivessem ido pro Brasil, existia uma grande possibilidade de serem mortos nas duas guerras mundiais, a região foi campo de batalha.
Torre de Rai, parte de uma fortaleza de 15XX, tá caindo, a gente nem pode chegar perto. Estava inteira até 1918, aí os austríacos explodiram para evitar que fosse usada com fins militares.
Vinhedos...aos montes.
Consta em uns dos documentos que consegui que este era o local que meu bisavô e a família viviam antes de emigrar para o Brasil. Como é propriedade privada, não entrei, em uma próxima oportunidade vou lá.
Usina novinha, em 1963 houve um desmoronamento gigantesco dentro do reservatório, a água passou por cima da barragem e inundou a cidade de Longarone, logo abaixo, matando 1910 pessoas.
Começando as Dolomiti...
Muito diferente das montanhas que conheci, não tão impressionantes, mas, com certeza, uma das cordilheiras mais bonitas.
Restinho de neve no final da primavera...
Chegamos ao topo do passo Pordoi, lindo, sem palavras para descrever.
Nenhum comentário:
Postar um comentário